Filipe Luís e os ganhos para Jorge Jesus no Flamengo

Filipe Luís foge do estereótipo do veterano que volta ao Brasil só para encerrar a carreira. Em vias de completar 34 anos, o lateral da seleção brasileira não apenas está em plena forma, como carrega consigo uma mentalidade vencedora. E esse conjunto de fatores pode ser decisivo para que Filipe Luís ajude a mudar o patamar do time do Flamengo.

Depois de 15 anos na Europa, Filipe Luís sentiu confiança no projeto rubro-negro para trocar Madri pelo Rio de Janeiro. Uma mudança radical de vida, especialmente pelo fato de sua esposa e seus filhos serem todos espanhóis.

Na Espanha, Filipe Luís se transformou em uma lenda do Atlético de Madrid. O brasileiro é o segundo estrangeiro com mais partidas oficiais na história do clube (333), além de ter conquistado sete títulos, desde La Liga até duas edições da Liga Europa.

Como Filipe Luís agrega ao Flamengo?

Com todas essas credenciais, Filipe Luís chega a um Flamengo que ainda busca encontrar identidade e coesão. Logo, de que forma as virtudes do lateral podem contribuir para que o clube carioca estabeleça uma cultura vencedora?

Em primeiro lugar, Filipe Luís é um jogador dotado de muitos recursos, especialmente com a bola no pé – o que é curioso, já que, no Brasil, Filipe muitas vezes assume a pecha de “lateral defensivo” no imaginário popular.

Na verdade, Filipe é uma rara espécie de ‘lateral-armador’, com um senso aguçado de criatividade e um timing perfeito para tomar as decisões certas, seja na hora de avançar, frear, sair com passes curtos ou mais diretos.

Outro elemento que faz de Filipe Luís um lateral acima da média é a sua capacidade associativa. No Flamengo, também encontrará outros jogadores de muita qualidade técnica para dialogar. Obviamente, Filipe também é um exímio defensor, sempre muito bem posicionado e preciso nos desarmes.

Renê é um bom lateral, mas é evidente que, com Filipe Luís, o Flamengo ganha um acréscimo significativo nos dois lados do campo.

Pela esquerda, Filipe terá Giorgian De Arrascaeta e o recém-chegado Gerson para combinar jogadas, bem como terá Bruno Henrique atacando em profundidade e criando opções mais diretas.

Na fase defensiva, o impacto de Filipe Luís também será sentido. Não apenas por estar mais adaptado aos conceitos de Jorge Jesus, mas também pela sua liderança ‘silenciosa’. Na própria seleção brasileira, quando se lesionou na reta final da Copa América, Filipe foi quase um auxiliar informal de Tite. No Flamengo, sua comunicação com Rodrigo Caio e Léo Duarte será determinante para a construção de uma defesa mais sólida.

Adaptações

Pensando nas ideias que Jorge Jesus já começou a implementar no Flamengo, a chegada de Filipe Luís exigirá algumas adaptações.

A saída de bola é um exemplo. Jesus é adepto da famosa saída de três, onde o volante (Cuéllar) baixa para a linha dos zagueiros na organização do ataque, com os laterais dando amplitude.

Dadas as virtudes do novo reforço, talvez Jesus precise desenvolver outros mecanismos. Filipe Luís gosta de sair conduzindo a bola desde a defesa, organizando o time a partir de suas ações e tendo uma visão mais ampla do campo. Logo, em vez de tê-lo mais espetado, convém aproveitar o tempo e espaço que terá no futebol brasileiro para lhe dar a incumbência de iniciar os ataques.

Além disso, Filipe é um lateral que gosta de construir por dentro, o que também fará com que o português desenvolva adaptações para que essa qualidade seja estimulada – como Tite fez com maestria na seleção brasileira. Pensando nisso, uma combinação entre Filipe Luís e Vitinho na esquerda também soa promissora, já que o atacante gosta de atuar mais aberto e procurar a linha de fundo ou a diagonal.

Seja como for, Filipe Luís é um movimento ousado do Flamengo. E apesar de não ter movimentado os milhões de Vitinho, De Arrascaeta e Gerson, por exemplo, certamente é a contratação com maior potencial de fomentar a hierarquia que o clube tanto almeja no futebol brasileiro.

E para você, Filipe Luís foi uma boa contratação do Flamengo? Deixa teu comentário aqui embaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *